"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele"
Immanuel Kant

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

postado por dianne e daianne

Público alvo: Educação Fundamental 1.1 Etapa de ensino: 1.2 Séries ano: 3° Turma: B Nº de alunos: 26 2. Descrição do perfil da classe: Uma turma mista, alguns alunos tranqüilos, outros dispersos, algumas crianças com mais facilidade em aprender e outras com mais dificuldades. 3. Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5h/a 4. Tema da aula: Antecessor e Sucessor. Justificativa: Auxiliar as crianças a alcançar o conhecimento do sistema de numeração decimal para comparar números e a distancia entre eles. Fazer os alunos perceberem a noção de qual numero vem antes e depois, utilizar o conhecimento de sucessor e antecessor para desenvolver o raciocínio lógico ter noção de ordenação e quantificação, como também para ter noções essenciais à análise de problemas. Disciplina vinculada ao tema: Matemática Objetivos: • Compreender a sequência numérica do sistema de numeração decimal; • Perceber o numeral que vem antes (antecessor) e o numeral que vem depois (sucessor); • Perceber a distancia entre os números. Conteúdo: Antecessor e Sucessor. Situação Didática: A Educadora iniciará a aula com a rotina que é: fazer a chamada, fazer roda de conversa para saber como estão os alunos, recapitular o conteúdo da aula passada. 1º momento: Iremos sentar com a turma em roda e colocar no centro uma caixa cheia de números recortados em quadrinhos de cartolina, levantaremos questões como: O que vocês imaginam ter na caixa? Quando todos estiverem curiosos, abriremos a caixa e convidaremos para pegar quatro cartões (os números estarão misturados). Nesse momento explicaremos o conteúdo e com os cartões pediremos para que os alunos um de cada vez, falar qual o menor número? Qual número que vem antes e depois? O aluno que estive com o cartão mostra para a turma. 2º momento: Em seguida colocaremos no quadro um cartaz quadradinhos, deixando os alunos colocarem os cartões na ordem de 1 a 99 e sempre perguntar depois do um vem... Com a cartela completa no mural, levantaremos algumas perguntas como:Quantos números aparecem na cartela? Qual seria o número que vem depois do último número na nossa cartela? E antes do primeiro? Quantas colunas têm na cartela? E linhas? 3º momento: Iniciaremos um Jogo do Bingo. Será trabalhado em dupla. Entregaremos uma cartela em branco com quinze quadradinhos para montarem a cartela do bingo, iremos fazendo um tipo de adivinha: Fica entre 46 e 48; Está depois de 59; Está antes de 80; É maior que99... As crianças poderão consultar a cartela gigante no mural. Cada dupla escolhe o local onde escreverá os números. Quando as cartelas estiverem preenchidas, começaremos o sorteio dos números, fazendo a leitura de antecessor e sucessor. Exemplo: É o sucessor de 29; É o antecessor de 40... Cada dupla irá marcando com um grão de feijão. A dupla que completar uma linha ou a cartela toda gritará: Bingo! Mas só serão ganhadores, se estiverem escritos corretamente os números sorteados. Iremos fazer entre 4 ou 6 partidas. Cronograma: Horário Matutino • 7h e 30min às 08h – Rotina; • 8h às 09h – Hora da roda e explicação do conteúdo; • 9h às 9h e 30min – lanche e recreio; • 9h e 30min às 10h – Montagem do cartaz com os números; • 10h às 11h e 30min – Jogo do bingo; • 11h e 30min às 12h- Arrumar a sala e levar os alunos para saída. Recursos: o Cartaz; o Cartolina; o Durex; o Folha A4; o Exercício xerocado; o Grãos de feijão. Avaliação: A avaliação tanto será formativa, observando a participação dos alunos e seu desenvolvimento nas atividades realizadas, como na avaliação do exercício feito pela criança como dever de casa. Referencias Bibliográficas: Ideias para elaborar o plano de aula: http://revistaescola.abril.com.bracesso em 30/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário