Plano de
aula
Público-alvo
Alunos entre
8 e 9 anos do Ensino Fundamental
4° ano – do
Ensino Fundamental
N° de
alunos:
26 alunos
com sua maioria meninas
Descrição do Perfil da Classe
A turma é composta
por 26 alunos inquietos, mas participativos que desenvolvem as
atividades
com empenho.
Tempo previsto para o desenvolvimento
da aula: (5h/a
Tema da Aula :
Uso da calculadora e o sistema de numeração
Disciplina vinculada ao tema:
Matemática
Justificativa: A criança poderá reconhecer o uso da calculadora através dos
números e decompor
os números em unidades, dezenas, centenas, muitas vezes, com o apoio de
materiais estruturados. No entanto, hoje sabemos que as decomposições aditivas
são mais simples para as crianças e também mais próximas de seus próprios
recursos.
Disciplina vinculada
Matemática
Objetivos Pretendidos
- Resolver problemas que envolvam a análise do valor do algarismo
conforme a posição que ocupa no número.
- Utilizar as propriedades aditivas e multiplicativas do sistema de numeração posicional decimal para resolver problemas que envolvam compor e decompor números em "uns", "dezes" e "cens".
- Utilizar as propriedades aditivas e multiplicativas do sistema de numeração posicional decimal para resolver problemas que envolvam compor e decompor números em "uns", "dezes" e "cens".
Conteúdo
- Reflexão sobre a estrutura
aditiva da numeração falada e sua vinculação com as regras da numeração
escrita;
- Resolução de problemas que permitam a análise e a formulação de "regras" sobre o valor posicional;
- Resolução de problemas que permitam a análise e a formulação de "regras" sobre o valor posicional;
Situação Didática
·
Explicar
como se usa uma calculadora;
1ª etapa - Problemas envolvendo o contexto do uso do dinheiro favorecem a compreensão
da idéia de composição e decomposição dos números em "uns",
"dezes" e "cens".
Propor problemas do tipo:
- Tenho 5 notas de 1 real e 2 notas de 10 reais, quanto dinheiro eu tenho?
- Maria possui 3 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 3 de 1 real, quanto dinheiro possui?
- Como formar 56 reais com a menor quantidade de notas de 10 e 1 real?
Propor um problema por vez. Organize a turma em duplas, circule pela sala enquanto as crianças resolvem os problemas e observe quais procedimentos utilizam. Se notar que alguma criança está com dificuldade para iniciar um procedimento de resolução, ofereça as miniaturas de notas em circulação no país.
Após as crianças resolverem alguns problemas desse tipo, proponha que conversem e observem o que há em comum na forma de resolvê-los. Registre as conclusões das crianças num cartaz para que, em outros momentos, possam consultá-las.
Propor problemas do tipo:
- Tenho 5 notas de 1 real e 2 notas de 10 reais, quanto dinheiro eu tenho?
- Maria possui 3 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 3 de 1 real, quanto dinheiro possui?
- Como formar 56 reais com a menor quantidade de notas de 10 e 1 real?
Propor um problema por vez. Organize a turma em duplas, circule pela sala enquanto as crianças resolvem os problemas e observe quais procedimentos utilizam. Se notar que alguma criança está com dificuldade para iniciar um procedimento de resolução, ofereça as miniaturas de notas em circulação no país.
Após as crianças resolverem alguns problemas desse tipo, proponha que conversem e observem o que há em comum na forma de resolvê-los. Registre as conclusões das crianças num cartaz para que, em outros momentos, possam consultá-las.
Cada aluno com sua calculadora deverão resolver os problemas que a
educadora irá passar no quadro, quem acertar mais problemas ganhará um prêmio.
Recursos
·
-"dinheirinho": miniaturas de papel das
notas que estão em circulação no país
- calculadoras: uma para cada criança
- calculadoras: uma para cada criança
Cronograma
7h e 30min às 8h – Acolhimento para oração e música.
08h às 9h – Marcar o calendário (data e clima), contar os
alunos (meninos e meninas), explicar a atividade a ser desenvolvida por eles e
distribuição dos blocos pedagógicos.
9h às 10h—Explicar sobre as notas e como usar uma
calculadora.
10h às 10h30min—Em
fila para seguir para o refeitório.
10h e 30min às 11h e 30min_ Explicar problemas e concluir as
atividades
11h e 30min às 12h—Brincadeiras relaxantes e espera de seus
responsáveis.
Avaliação
Promover variadas situações em que os alunos terão que
resolver problemas e conhecer o sistema de numeração através do uso das
calculadoras e avaliar o empenho de cada um.
Referências Bibliográficas
A atividade com o uso da calculadora e o sistema de numeração
está disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/
Alunas: Amanda Silva Nascimento
Fernanda
Simões de Abreu
Turma: P6A
Nenhum comentário:
Postar um comentário