A construção do número operatório
Desde quando nascemos temos contato com o número, devido a nossa idade, na qual toda criança não sabe o quanto tem, quando elas chegam a faixa etária de 3 anos ela começa a mostrar sua idade com os dedos, mas não conhece o número. Após 5 anos elas conseguem agrupar objetos com base no tamanho, na forma ou na cor. Toda criança começa descobrir objetos através de senti-los e tocá-los, para a organização de conhecimentos é necessário o contato de crianças com pessoas e amigos. É importante que o educador crie estratégias e atividades que envolva matemática, por exemplo, “quanto somos”, ou seja, a contagem do número de alunos se há mais meninos ou meninas e através das atividades lúdicas auxiliar a criança a construir número e inventar relações matemáticas. O professor pode trabalhar com quantidade colocando objetos, por exemplo, colocar certo número de botões e pedir que cada criança pegue uma menor quantidade se é 1,2,3 e assim sucessivamente. O Educador pode usar métodos para ensinar seus alunos como Adição e Subtração que é uma atividade que dispões a criança a fazer somas, o melhor conceito de trabalhar com adição e subtração é a resolução de problemas, também podem fazer uso do material dourado, do ábaco mais simples, blocos lógicos, jogos matemáticos..,, enfim é necessário que o professor utilize toda sua criatividade e ludicidade, pois tratar-se do processo inicial do conceito de numero para com seus alunos, e que futuramente eles não venham ficar em desvantagens em relação as outras crianças
Esses são alguns de vários recursos que podem ser trabalhados para que a criança aprenda o que é matemática e números que são de grande importância, pois as atividades didáticas envolvendo a construção do conceito de números pode ser desenvolvida de forma a estimular nos alunos o interesse pela Matemática, aprimorando o raciocínio lógico e ampliando a compreensão dos conceitos básicos para o refinamento do pensamento, fazendo com que os mesmos desenvolvam a capacidade de manipular conceitos e propriedades de forma clara e objetiva. Na área do ensino é necessário estudo de compreensão e interpretação, pois é o fenômenos entre ensino e aprendizagem .
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